Repita a senha não-iniciado:

Pederneira. Substância muito usada no fabrico de corações humanos. (Ambrose Bierce)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Conto - Criaturas da Noite

Gosto do Cais, sabe. Gosto de ambientes assim. Gosto de ambientes tacanhos, não gosto de barulho, muita gente ou muito bicho. Quero dizer: gosto de insalubridade. Ares rarefeitos, vertigens. Para poucos. A neblina caiu pesada cobrindo a costa. Frio, é início de Inverno acho. Ali, veja os dois homens se aproximando com suas mãos nos bolsos dos casacos. Sim.

Gostou? É um bom terno. Bom. Legítimo. Não sou de usar boa roupa, boas roupas não são confortáveis. São perecíveis e exuberantes demais. Preciso de boa apresentação e boa apresentação significa sobriedade. Uso geralmente ternos baratos - ternos baratos que parecem originais. Excelentes falsificações. É como meu serviço. Sou um jogador, jogo poker.

Acho que bem lá, ao fundo, lá; um farol. Uma luz fraca, veja, cruza embaraçada a névoa. Uma fraca luz, perdida... Não estou perdido, a noite me cai bem. Passo a maior parte do tempo fugindo do Sol. Em salões, hotéis, bares, campeonatos na TV. Jogos altos. Estou falando de dívidas empresariais, ações no petróleo árabe, licitações de obras públicas. Jogo com figurões da lei e fora dela. Jogo para outros também. Sou bom, aprendi com meu pai.

Meu pai foi um perdido. Viveu de bicos, e foi morto por agiotas. Eu era um garoto esperto, rápido venci fracassado após fracassado até chegar aos grandalhões. Precisa ser cascudo. Hoje, eu sou um grandalhão. Considero ser um grandalhão não ter o rabo preso necessariamente com ninguém. Tipo você agora.

Mas, na boa. Desde que cheguei aquela luz pisca e insinua, parece um olhar de mulher. Você está vendo? Não fique tão silencioso, é estranho. Está aqui e parece não estar. Fique esperto e calado, mas não assim. Parece um pinto. Eu tenho disso, sou imaginativo, fico divagando, me contradigo e me irrito com facilidade. É a minha resiliência. É importante não parecer perdido - além de não estar perdido. Vai pegar a manha com o tempo, Senhor Quero-ser-miliciano.

Está vendo os dois otários? São dois safados mandados aqui pra me ferrar. Uma bicha qualquer que eu limpei na mesa de cartas. Mande os dois para o Inferno, e nosso delegado vai ficar sabendo do bom serviço.

... Não duraria muito. Não tem estômago pra coisa.

[três tiros. Eu não vejo a cena. Estou interessado no farol. Alguém vem... Vai levar uma bala na cabeça independente de quem for]

Nenhum comentário:

Postar um comentário