Repita a senha não-iniciado:

Pederneira. Substância muito usada no fabrico de corações humanos. (Ambrose Bierce)

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

As Forças Terríveis

"Sinto-me porém, esmagado. Forças terríveis se levantam contra mim e me caluniam ou difamam".

Jânio Quadros


Levantem-se todos os conspiradores, todos os venenos pelas batinas do Cardeal, a mesa posta de reis e ministros! Todos os punhais, todas as manobras, os laços de mentiras e alcovas, os bastidores do poder, os espiões doutores, e o tacanho regicida. O 5 de Novembro, o 11 de Setembro, o 10 de Maio! Os jornais anunciam todo dia os rios de barbárie e caos que inundam nossas cidades, imensas, umas nas outras, enquanto o cidadão de bem se esforça por andar na ciclovia, temendo Deus e os homens (mais os homens).

Forçoso é gostar de política, ela nos contorna, infesta, sodomiza alguns. Afeiçoar-se; sendo justo. Política é a contingência do aglomerado de todos os nossos apetites, vontades, vícios, medos, desejos, um enleio fingido de acordo, contrato, uma utopia muito viva e concreta cheia de braços. A Política é panegírico da humanidade. Tudo que é, de mais humano, é por efeito, político.

Falar de política. Coisa política. Qualquer pretensão de partidarismo é miopia do amigo leitor, desgosto todos e de todos. Aprimorar, digo, enaltecer alguns momentos de descarga e debalde. É todo o meu objetivo, todo o meu objetivo.

Um panegírico, diriam, um panegírico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário